domingo, 9 de janeiro de 2011

As viagens Missionárias do Apostolo Paulo




 Chipre
 Paulo, Barnabé e um cristão chamado João Marcos navegaram de Antioquia para Chipre. Eles desceram em Salamina, na costa oriental da ilha e falaram da Palavra de Deus em vários lugares, inclusive sinagogas.
Contexto: Chipre é a maior ilha do lado oriental do Mediterrâneo que caiu debaixo do controle romano no primeiro século d.C. Salamina era uma das maiores cidades da ilha. Chipre tinha uma significativa comunidade de judeus nos tempos de Paulo. Judeus de Chipre, que se juntaram a comunidade cristã de Antioquia, foram instrumentos para extender o evangelho aos não-judeus.O companheiro de Paulo, Barnabé, foi um judeu que se tornou cristão em Jerusalém (Atos 4:36) . Depois da desavença com Paulo, Barnabé e João Marcos retornaram mais tarde para Chipre e Paulo foi para a Ásia Menor.(Atos 15:36)

Antioquia
Deixando Chipre, Paulo e Barnabé foram para Antioquia da Psídia. Paulo fez um sermão na sinagoga de lá apresentando Jesus à luz da história de Israel. Alguns foram favoráveis a mensagem, mas outros resistiram e os apóstolos partiram.

Contexto:
Antioquia da Psídia foi uma cidade no que é hoje a parte oeste da Turquia central. É confundida com a Antioquia da Síria, de onde Paulo partiu. O imperador Augusto fez de Antioquia na Psídia uma colônia romana em 25 a.C. A cidade era adornada de prédios devotados ao culto do imperador. Alguns destes são mostrados acima. No meio do primeiro século d.C., diversos membros de casa imperial tinham servido como magistrados nesta cidade. Como muitas cidades na Ásia, Antioquia tinha uma sinagoga de judeus. Aqueles que se reuniam incluiam judeus e outros, que reverenciavam ao Deus de Israel, mas que não eram completamente convertidos ao judaísmo (Atos 13:16).


Listra
Em Listra, Paulo curou um homem aleijado. O povo pensou que Paulo e Barnabé fossem os deuses Júpiter e Mercúrio. Eles trouxeram touros e grinaldas para oferecer um sacrifício, mas Paulo os impediu. Mais tarde o povo se revoltou contra Paulo. Eles o apedrejaram e o arrastaram para fora da cidade.
Contexto:
Sacrifícios de touros eram comuns na prática da religião Grega. A imagem aqui é de um ritual de sacrifício numa escultura Asiática. Júpiter (Zeus) era o deus supremo entre as divindades gregas. Como Paulo era o orador, foi identificado como Mercúrio (Hermes) e Barnabé com a figura de Júpiter. Na segunda viagem de Paulo, ele retornou para Listra onde encontrou Timóteo, que se tornou um valioso companheiro.

Derbe
Paulo e Barnabé deixaram Listra e foram para a cidade de Derbe, onde sua mensagem encontrou recepção favorável. Mais tarde, eles voltaram pelo mesmo caminho para a costa.
Contexto:
Derbe foi uma cidade no parte central do sul da Ásia Menor. A mensagem de Paulo foi recebida favoravelmente em Derbe durante a primeira viagem. Ele visitaria Derbe em sua segunda viagem (16:1) e provavelmente numa outra vez em sua terceira viagem através da Galácia (Atos 18:23). Durante a terceira viagem, Paulo estava acompanhado de diversas pessoas da Grécia e da Ásia. Entre eles estava Gaio que era de Derbe (Atos 20:4).


Um grande número de não-judeus aceitaram a fé cristã. Isso levantou questões sobre a necessidade dos Cristãos observarem os ritos judáicos. No encontro em Jerusalém, foi decidido que os Cristãos não tinham necessidade de serem circuncidados.
Contexto:
O concílio determinou que não-judeus convertidos aos cristianismo não precisavam ser circuncidados, mas outras práticas do judaísmo continuavam inalteradas. Atos 15:20 diz que os Cristãos gentios eram aconselhados a se absterem de coisas sacrificadas aos ídolos, da imoralidade sexual, de carne de animais sufocados e sangue.



Segunda Viagens Missionárias do Apostolo Paulo


A segunda viajem de Paulo o levou até ao oeste da Ásia Menor e Grécia. Partindo de Antioquia, Paulo viajou em direção oeste através da região da Cilícia, Frígia e Galácia, no que é hoje a Turquia. Depois de chegar a Trôade na costa oeste da Ásia Menor, ele se aventurou a continuar avançando para o oeste, levando o evangelho até a Europa.

Listra Novamente
Paulo e Silas viajaram na direção oeste de Antioquia até Derbe e Listra, onde eles anteriormente pregaram a Palavra. Timóteo, um jovem cristão de Listra, tinha uma mãe cristã-judia e um pai grego não-cristão. Paulo circuncidou Timóteo para evitar as críticas dos judeus. Timóteo acompanhou Paulo e Silas na jornada missionária para as regiões mais a oeste.


Contexto: A visita anterior de Paulo a Listra foi marcada por acentuado contraste. Inicialmente, Paulo foi recebido favoravelmente depois que curou a um homem. As pessoas de Listra pensaram que ele era um deus e quiseram sacrificar para ele. Depois, as pessoas se voltaram contra ele o apedrejando e expulsando da cidade (Atos 14:8-20)

Galásia (Atos 16. 6-7)
Movendo-se em direção ao norte de Listra, Paulo viajou através das regiões da Frígia e Galácia. Avisado pelo Espírito Santo para não entrar na região da Bitínia, que estava mais ao norte, eles desceram para Trôade na costa da Ásia Menor e de lá foram para a Europa.


Contexto: Frígia e Galácia eram regiões no que é hoje a Turquia central. A imagem acima é uma área da galácia próxima a cidade de Ankara. No terceiro século a.C., Celtas da Gália na Europa vieram para esta região.O nome Galácia lembra esses ancestrais dos habitantes da região que vieram da Gália. A província romana da Galácia incluia a área tradicional da Galácia incluindo as cidades de Icônio, Listra e Derbe ao sul. Diversas congregações foram estabelecidas nesta região, embora sua localização exata seja desconhecida.
Em sua carta para "as igrejas da Galácia" (Gal 1:2), Paulo mais tarde lida com questões a respeito dos cristãos observarem práticas dos judeus, como a circuncisão. 

Trôade (Atos 16.8-10 )

Paulo parou em Trôade, no oeste da costa da Ásia Menor. Durante a noite ele teve uma visão na qual um homem falou para ele ir à Macedônia, através da mar Egeu. Paulo rapidamente embarcou para lá.
Contexto: Trôade era uma importante cidade-porto ao longo do mar Egeu. Construída logo após o tempo de Alexandre, o Grande, ela estava situada ao noroeste da Ásia Menor, sul da antiga cidade de Tróia. Paulo viajou através de Trôade diversas vezes.

Filipos ( Atos 16.12-40)

Paulo seguiu o Caminho Egnatan de Neápolis a Filipos, que era uma colônia e principal cidade da Macedônia. Lá permaneceu algum tempo. Contexto: Filipos era uma colônia que estava localizada no Caminho Egnatan, que era a principal estrada que cruzava a Macedônia. Por ser uma cidade cosmopolita, Filipos misturava tradições gregas e latinas.

Anfípolis e Polônia ( Atos 17.1)

Deixando a prisão em Filipos, Paulo viajou em direção às cidades de Anfípolis e Apolônia. Sua próxima parada seria Tessalônica, a principal cidade portuária ao longo da costa.
Contexto: As cidade de Anfípolis e Apolônia estavam localizadas na Estrada Egnatan a oeste de Filipos. Anfípolis estava localizada na costa. Estas cidades eram convenientes lugares de parada para os viajantes. A imagem acima mostra a região em volta de Apolônia.

Tessalônica (Atos 17.1)

Em Tessalônica várias pessoas se converteram. Mas, os oponentes do cristianismo criaram tumulto e atacaram a casa de Jason, que foi preso e mantido brevemente antes de ser solto. Mais tarde, Paulo deixou a cidade.

Contexto: Tessalônica foi a principal cidade na Macedônia, no que é hoje a Grécia. O porto é mostrado aima. De acordo com Atos e I Tessalonicenses , havia muita hostilidade contra a comunidade cristã em Tessalônica. Embora Atos 17:3-4 diga que alguns judeus vieram para a fé cristã, I Tessalonicenses 1:9-10 indica que a maioria dos cristãos tessalônicos vieram da religião grego-romana.

Beréia (Atos 17.10-13)
Depois das dificuldades em Tessalônica, Paulo foi para Beréia. Lá, várias pessoas se converteram, mas a oposição contra os cristãos começou novamente. Paulo rapidamente deixou a cidade.
Contexto: Beréia era a cidade líder da Macedônia, no que é hoje a Grécia. Próximo a cidade está uma fértil planície que é ideal para a agricultura. O coração da cidade está no centro da imagem acima. Ásperas montanhas aparecem atrás. Atos diz que após ouvirem a mensagem de Cristo, os judeus de Beréia "examinaram as escrituras todos os dias para verem se as coisas eram de fato assim". (Atos 17:11)

 Atena (Atos 17.16-34)

Atenas era conhecida por seus templos dedicados a muitas divindades. Paulo trouxe o evangelho para os lugares públicos de Atenas. Seu discurso encontrou resultados variados. Alguns eram curiosos, outros eram céticos.
Contexto: Atenas era um renomado centro cultural Grego. A era dourada da cidade foi no quinto século antes de Cristo, quando foi o centro do império. O comércio marítimo do Mediterrâneo trazia grandes riquezas para a cidade. Templos e outros prédios públicos davam a cidade um ar de grandiosidade. A filosofia floresceu na cidade. Nos tempos romanos, Atenas perdeu a importância política mas continuou a manifestar o idealismo da cultura Grega.

Corinto (Atos 18.1-18)
Paulo viajou de Atenas para Corinto onde esteve com Aquila e Priscila. Em Corinto, Paulo se sustentou fazendo tendas. Em Corinto, Paulo escreveu a primeira carta aos Tessalonicenses cristãos.
Contexto: Corinto estava localizada no istmo que conecta o nordeste ao sudeste da Grécia. Pelo fato do istmo ser estreito, navios que viajavam do leste para oeste, deveriam frequentemente transferir sua carga para o continente através de Corinto a fim de retomar sua jornada no outro lado. As tendas feitas por Paulo e Aquila deveriam ser usadas pelos negociantes e outros que precisavam de proteção e cobertura durante a viajem.

Éfeso (Atos 18.1-18)

Paulo partiu de Corinto pelo caminho próximo ao porto de Cencréia. Navegando para o lado oriental, ele parou brevemente em Éfeso antes de continuar para Cesaréia e Jerusalém. Depois de uma pequena estadia ele partiu para Antioquia.
Contexto: Éfeso era a maior cidade portuária no oeste da Ásia Menor. Paulo retornou para Éfeso na sua terceira jornada, permanecendo lá por um longo período.


Essas são algumas das 1ª e 2ª viagens do Apostolo Paulo.









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